segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Educação / Valores

Acredito que não seja só minha, mas tenho uma GRANDE preocupação com a Maria Luiza e o outro filho que pretendo ter: a educação que vou dar para eles.

Não estou falando simplesmente no fato deles darem bom dia, boa tarde, dizerem por favor e obrigado. Estou falando da formação de valores deles....

Fico muito preocupada em conseguir ensinar o que é certo, o que é errado, e principalmente, o que importa e o que não importa.

Quero que meus filhos se preocupem com o próximo....Quero que eles levantem para dar lugar para os mais velhos, mas não como uma coisa mecânica e sim porque eles sintam que aquela pessoa precisa mais sentar do que eles que são jovens.

Quero ensinar meus filhos a ter respeito com as pessoas, com os mais velhos, com os mais novos, com os diferentes, com os iguais.......

Quero que meus filhos sejam pessoas que sejam amadas, mas acima de tudo, que amem os próximos.....

Fico pensando nas coisas que são importantes para mim e fico com muito medo de não conseguir passar para eles essas coisas todas.

As vezes, quando penso nisso, penso também que tenho certos valores que não são tão fortes nos meus pais, e vice-versa e assim, penso que, claro, a educação que vc recebe é a grande responsável pelas coisas que vc acha, pensa e acredita, mas também tem sim a personalidade da pessoa.

Por exemplo, eu sempre fui criada e acho isso de verdade, que a nossa família está acima de tudo. Que devemos sempre preservá-la, respeitá-la e ter uma tolerência ainda maior para poder amar e conviver com todas essas pessoas tão diferentes. Claro que existem muitas exceções. Existem pessoas que, mesmo sendo da sua família, não têm afinidade nenhuma com vc, e com isso, vc acaba se afastando dessas pessoas. E outras pessoas, vc pode ficar anos sem se ver que quando a gente se encontra, é a mesma coisa de antes. Mas acima de qualquer coisa, família é família e eu acho que meus filhos têm que amar e respeitar todos eles com um carinho especial. Têm que ter paciência com os avós, não pode responder para esses, e essas coisas todas.

Outro exemplo que fico pensando:preciso ensinar aos meus filhos a importância em ser uma pessoa correta. Acho que o melhor que posso fazer nesse caso, além de falar, é dar o exemplo, mas será que só isso basta??

Sou bastante encucada com essas coisas, se vou conseguir dar uma boa educação para eles.......



Bia

2 comentários:

Bia, Desperate Housewife disse...

Bia, penso nisso todo anto dia; ainda mais que só tenho HOMENS em casa! Quero que eles sejam dignos, honestos, bons cidadãos; que respeitem o próximo, que sejam educados, que respeitem as mulheres....

Nossa, mãe tem uma responsabilidade enorme né???

Bjosss

fabiana disse...

Bia não sei sua religião,más se vc ensina-lós debaixo da lei de DEUS com certeza tera filhos maravilhosos,saibá que tudo o que vc plantar vc vai colher se tem plantado coisas boas,descanse no senhor que sua colheita será apenas de bençãos.Bia tem um mandamento na biblía que vem como promessa em nossas vidas tente passar isso a eles,diz assim HONRRA TEU PAI E TUA MÃE E TERA DIAS DE GLÓRIA,bjs..ass.FABIANA.