segunda-feira, 10 de novembro de 2008

AMIGA MÃE - MÃE AMIGA

O Assunto de hoje não é o mesmo de um post que escrevi anteriormente sobre minhas amigas que são mães......

O assunto de hoje é sobre ser amiga do seu filho.

Todos dizem que os seus pais são seus maiores amigos. Maiores e melhores amigos.....
Acredito sim que isso acontece. Os pais são os amigos que nos ajudam, que nos aconselham, que nos apoiam quando precisamos.....Mas acho que são duas coisas bem distintas....

Amigos são amigos, aqueles escolhidos pelos filhos, aqueles que têm a mesma idade, que têm os mesmos anseios, as mesmas dúvidas, as mesmas vontades, etc.....
Eu não quero ser essa amiga da minha filha.......Eu sou Mãe!!!
Amigas, ela vai ter várias pela vida. Mãe, ela só vai ter uma e não vou abrir mão desse meu papel importantíssimo de maneira nenhuma!!!!

Amigo não é feito para dar limites, mãe é...
Amigo não precisa educar, mãe precisa..
Mãe não precisa ficar sabendo de todos os detalhes sobre aquele menino que ela está afim, amigo precisa....
Mães precisam dizer o que é certo ou errado, amigos não precisam, podem fazer a besteira junto....
E por aí vai, cada um com seu papel.....

Isso não significa que eu não queira conversar muito com a minha filha, ter um diálogo aberto, poder falar sobre todos os assuntos que ela quiser, sobre os que eu quiser, e sobre os que eu achar necessário. Quero muito que minha filha confie em mim, que não esconda as coisas, que possa compartilhar comigo seus momentos mais importantes, suas dúvidas, todas as suas angústias, medos, etc......

Mas acima de tudo sou Mãe, a mãe que quer o melhor do mundo para ela......Tenho mil planos para ensinar, para brincar, para passear, para fazer mil coisas com ela. Mas o meu maior plano é que minha filha seja sempre, MUITO feliz, e espero poder colaborar com isso.

Espero poder ensiná-la a ser uma pessoa doce e amável, educada, gentil, que saiba curtir as boas coisas da vida com muita resposabilidade, que saiba respeitar os mais velhos, os amigos, os parentes, os trabalhadores da escola, o mendigo, a natureza, os animais e a lei.
Espero poder ensiná-la a aproveitar as boas coisas, os amigos, um dia na praia, um dia de chuva embaixo das cobertas vendo um bom filme.....

Espero poder ensiná-la os simples prazeres e os mais sofisticados, espero poder sempre dar carinho, colo e muito amor....

Amigos, também espero que ela tenha vários, que sejam realmente seus amigos, que possam compartilhar juntos momentos maravilhosos como eu compartilhei e compartilho com os meus. E espero que ela encontre pessoas tão fantásticas quanto as que eu encontrei pelo caminho.....

Então é isso.....Espero que ela tenha sim grandes amigos, mas eu não vou abrir mão do meu papel de Mãe.....Afinal, ela só tem uma.......

Bia

PS: Deixem seus comentários!!!!!!!

2 comentários:

rafaroger disse...

Bibi, acho que já até falamos disso antes... Bom, eu não sou mãe (ainda), mas tenho uma mãe muito amiga, muito mesmo... acho que por isso não fico pensando se vou ser mãe-amiga ou não dos meus filhos (quando os tiver). Acredito que, assim como as amizades extra-familiares, dessas que a gente faz ao longo da vida, com as familiares a empatia vem muito naturalmente com uma pessoa muito próxima. E daí, você se torna amiga (de verdade) de uma pessoa que é sua irmã, sua mãe, seu pai, sua prima, sei lá... sem nem perceber que ali se instalou uma relação de amigo... com a (des)vantagem de ter um "laço sanguíneo" caso aconteça algum pepino que possa influenciar negativa ou positivamente sua vida.
Já que isso pode (ou não) acontecer naturalmente, é melhor pensar que sua filha vai sim ter você como uma amiga, não é mesmo? Além de ter você como mãe... O que eu quero dizer é que uma coisa não anula a outra. Tem tanta relação estranha de mães e filhos, às vezes sem que a mãe ou o filho mereçam determinado tratamento hostil... filhos mau agradecidos, filhos-problema, mães malucas, desajeitadas, displicentes. EXISTE!
Não é o seu caso, não é o caso da minha mãe... Meus amigos não suprem o amor de mãe que vem dela. E nem os amigos dela suprem o amor de filha que eu dou a ela... mas é bom demais poder (se assim eu quiser) falar de TODOS os assuntos com ela. Todos mesmo!!! Afinal, além de ser minha mãe, é uma suuuper amiga! E eu amo que seja assim. Amo que essa amizade tenha acontecido sem a gente nem perceber e tenha se instalado para sempre. Ela é minha mãe, mas hoje, que sou adulta, fico de saco cheio de algumas coisinhas que acontecem na vida dela, às vezes, sem querer, me pego julgando atitudes dela... sem me meter, claro, afinal, a vida é dela... que nem a gente faz com amigo, igualzinho... mas meu amor de filha não muda nunca... e enquanto amiga dela, tenho certeza que posso ajudá-la muito mais do que se eu tivesse apenas uma relação de mãe-filha, com barreiras e ponderações demais para pessoas tão íntimas colocarem nesse tipo de relacionamento.
É isso. Deixe rolar... não fique imaginando qual o grau de amizade que você quer hoje com a Maria Luiza, porque isso tudo pode mudar, você pode mudar, e ela também VAI mudar muitas vezes de opinião sobre você.
Sou muito orgulhosa de você: amiga, mãe e mulher. Amo você muito, como uma super amiga.
E seu blog tá viciante... hehehe, olha que eu nem sou mãe?! UM SUCESSO!
Beijos. Rafa.

Bia disse...

Concordo com vc Rafinha.....Sua Mãe é uma ótima amiga!!!!
Beijos,
Bia