terça-feira, 11 de novembro de 2008

Leituras

Se tem uma coisa que eu queria estar fazendo mais era ler... Por que será que algumas pessoas são devoradoras de livros e outras não? Eu tenho fases mas claro que agora estou interessada em ler livros sobre bebês, criança, educação e etc...

Meu pai vive me falando de um livro e diz que eu levaria três dias pra ler!! Eu nem me imagino lendo um livro tão rápido. Desde que o Gabriel nasceu só consegui ler um livrinho fino que graças a Deus não precisei aplicar a técnica, o famoso Nana Nenê, de Eduardo Estivill e Sylvia de Béjar – Martins Fontes. Um livro para quem tem bebês/crianças problemas de insônia mas muito polêmico por se tratar de uma técnica muito radical -para alguns pais seria inconcebível seguir o livro mas cada um sabe onde seu calo aperta então...

Pois daí eu tive uma idéia, vou colocar no blog os livros que tenho ouvido falar bem e que gostaria de ler, ver se alguém faz algum comentário caso já tenha lido e deixar de meta para que eu tenha lido alguns ou todos pelo menos nos próximos meses, será que é possível?

Seguem abaixo, se tiverem outras sugestões, por favor, me mandem ok?

- Gerar e Nascer - Um Canto de Amor e Aconchego ( Acompanha CD-ROM )Berenstein, Eliezer; Chencinski, Yechiel Moises / Yechiel Moises Chencinski

- Infância, a idade sagrada – Evânia Reichert

- Como não ser uma mãe perfeita – Libby Purves – Ed. Publifolha

- A causa das crianças – Françoise Dolto

- Quando os pais precisam dos filhos – Françoise Dolto

- Livros de T. Berry Brazelton sobre Disciplina, Tirando fraldas, Sono, Alimentação entre outros

- Aprendendo a andar, aprendendo a confiar – Renate Keller-Ignácio - Ed. Associação Monte Azul

- Os livros do Içami Tiba

Pra quem tem nenê pequeno (até 3 ou 4 meses), a Maira minha amiga indica, pra acalmar choro e prolongar sono do recém nascido:

- O bebê mais feliz do pedaço – Harvey Karp – Ed. Planeta

E nessa linha também tem o Soluções para noites sem choro – Elizabeht Pantley – M.Books

Boa leitura! Beijos e boa semana,
Ju Cajado

3 comentários:

Bia disse...

Eu já li dois do Içami Tiba:
- Quem Ama Educa e Disciplina, Limite na medida certa: Novos Paradigmas
Os dois são muito bons, usam situações do dia a dia, exemplos práticos, gostei muito.
Já li também
- Limites sem traumas - Tânia Zagury
Achei bom para algumas coisas....Para outras nem tanto.
Tem um outro que fica na minha cabeceira...Leio de vez em quando, de vez em quando não leio, e já deveria ter lido, mas demora.....
É o Escola de Pais - Luiz Lobo.

Já ouvoi falar muito bem também de um livro chamado Besame Mucho - Carlos González, mas ainda não li.
Se eu lembrar de mais algum depois escrevo aqui.
Beijos,
Bia

Gena Cunha disse...

Nossa, que vontade de comprar vários desses, Ju...
Mas estou tão longe...hehehe
Li o nana nenê na gravidez do Bernardo, e na do Gabriel...Sempre fui contra! Mas confesso que errei muito com o Bê...ele só dormia no colo, mamava no peito de 3 em 3 horas por seis meses, incluindo as madrugadas...Com o Gabriel, complemento com mamadeira, e as mamadas das 11 da noite, a babá que dá. Mas não precisei seguir livro...ele mama de 4 em 4, já come fruta, e dorme das 11 até umas 6 e meia...
(Aliás, porque alguém não escreve sobre essa fase dos alimentos? Alguém já entrou nessa? O Gabriel entrom com 3 meses e meio, enquanto o Be, com 6. Outro fórum bom de se discutir: amamentar ou dar fórmula? Fiquei paranóica...Amamentei muito o Bê, e quase nada pro Gabriel...)
Entnao, voltando aos livros: li também um que gostei:
O segredo de uma encantadora de bebês - Tracy Hogg.
Agora vou ler um em inglês (já que moro nos states), que se chama: Easy to love, difficult to discipline. Inclusive vou a uma palestra sobre isso na quinta, se quiserem, depois passo as dicas...
Estou passando por problemas de disciplina com o Be, por causa do ciume com o Gabriel...

BEIJOS!
Gena

Família Cajado Corrêa da Silva disse...

Gena querida,
Eu comprei hj na feira do livro daqui de Porto Alegre 2 livros do T. Berry Brazelton - Disciplina e Alimentando seu filho; fala sobre tudo isso e mais um pouco. Ele tem uma coleção de livros pequenos que trata sobre outros assuntos como: tirando fraldas, rivalidade entre irmãos (não é bem o caso do Bê com o Gabriel), sono, dominando a raiva e a agressividade, momentos decisivos dos 3 aos 6 anos entre outros...
Eu sou muito a favor de amamentar rsrsrs mesmo não tendo conseguido, o que lamento muito mesmo. Pelo menos 6 meses dizem os médicos mas isso vai ser uma escolha da mãe,do bebê e da rotina familiar né? O Gabriel toma NAN desde o segundo mês de vida e tá super bem e saudável mas eu teria preferido 1000 vezes dar o peito. Hj ele mama a última às 20h e dorme até às 07h30 do dia seguinte! O livro da encantadora já ouvi mto bem de uma amiga também que tem uma filhota pequena. E livros para lidar com ciúmes entre o mais velho deve ter aos montes aí, dando dicas e técnicas pois os americanos são mestres em ensinar how to do!! Depois nos conta da palestra então. Beijos e boa sorte. Ju