quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Antes e Depois da Maternidade

Hoje quero falar sobre o antes e depois da maternidade. Não sei se a natureza nos dá uma dose extra de paciência depois que nossos pimpolhos estão conosco ou mudamos o foco e enxergamos algumas situações de outras maneiras ou se são as duas opções acima.
É engraçado que quando não temos filhos muitas situações são tão surreais e absurdas (principalmente crianças gritando em algum lugar público ou chorando e esperneando por um brinquedo que não ganhou) que geralmente balançamos a cabeça e pensamos: Nossa! Que criança mais mal educada! Será que esses pais não conseguem educá-la?

Ainda não tenho a resposta, pois além de ser uma pergunta difícil de responder eu sou mãe há apenas 4 anos e nem posso afirmar que minha filha não fará isso, mas nesses 4 anos Júlia nunca fez ! É claro que como qualquer criança ela faz pirraça, chora, esperneia mas sabe que tenho pavor de escândalo na rua e sempre que há uma criança fazendo isso mostro para ela como a criança, que normalmente é tão fofa, fica tão feia.

Acredito que o “segredo”, se é que posso chamar assim, se é que existe um ou se existe uma receita (ainda não encontrei e olha que converso com muitas mães, mas comigo isso funciona bem) é conversar muito e explicar o que é legal do que não é legal para ela da maneira que entende. Tem gente que diz que criança não entende, não adianta falar, mas pela minha pouca experiência, percebo que eles entendem TUDO e só fingem que não entendem quando o assunto não lhes interessa.

Sempre que saio com minha filha, antes, converso e explico aonde vamos e o que faremos para que ela entenda como funcionam as coisas e isso tem dado resultado. Posso ir tranqüilamente a uma loja de brinquedos, comprar um presente para um coleguinha de escola , onde ela pega tudo o que acha interessante, coloca no lugar (abraça e beija) mas sabe que não vai ganhar nada e nem por isso chora na saída por estar sem presente.

Não há modelo a ser seguido para educar os filhos a não ser o bom senso, e toda mãe tem, eu acho. O que não podemos é achar que o comportamento delas será igual ou será um comportamento modelo. Crianças são crianças, a gente nunca sabe o que vai acontecer, mas limites são muito importantes para elas saberem até onde podem ir. E olha que elas nos testam a cada instante para saber até onde agüentamos.
Por isso, mães, temos que nos manter unidas e firmes para não sermos vencidas. Um sim é muito mais fácil de ser mantido do que um não, mas, às vezes, o não é muito mais necessário do que o sim. É aí que está o problema, para nós...
Educar é muito cansativo, mas também é muito prazeroso quando vemos o bom resultado naquele toquinho de gente que nos pega como exemplo.
Beijos para vocês e paciência... muita paciência nesses momentos.

Liliane

Nenhum comentário: