quinta-feira, 20 de novembro de 2008

ANTES E DEPOIS DE SER MÃE

A maternidade me ensinou muitas coisas......Muitas mesmo!!

Algumas delas, a gente consegue imaginar antes de ser Mãe, como por exemplo, um amor incondicional que nasce e que você faz tudo e qualquer coisa por aquele pessoinha que logo passa a ocupar um lugar gigantesco no seu coração.

Agora, outras coisas, só aprendemos mesmo depois que somos Mães, não adianta ninguem falar. Só vivendo pra saber.

A primeira dessas coisas todas é que a teoria e a prática são MUITO diferentes.
Antes de sermos mães, temos 500 mil teorias a respeito de filhos e depois que eles nascem, tudo muda.
Uma coisa que eu mudei mesmo foi sobre filhos dormirem na cama dos pais. Sempre disse que meus filhos dormiriam na cama deles desde o primeiro dia. E assim fiz mesmo com a Maria Luiza. 98% das noites, ela dorme no bercinho dela, quietinha e sossegada. Nos outros 2% das noites, ela acorda de madrugada, assustada, ou chorando....Gente, eu estou tão morta de cansaço a qualquer hora dessa madrugada, que não penso nem um segundo: carrego ela pra minha cama e em menos de 2 segundos, ela está dormindo entre a gente, feliz da vida. Nós é que não dormimos bem porque ela vira, chuta, soca, faz tudo enquanto dorme!!! Mas ainda prefiro ficar levando chute na cara do que tentar fazê-la dormir de madrugada......

Uma outra coisa que aprendi com a maternidade e que hoje digo isso pra todo mundo é: cada mãe sabe o melhor para o seu filho.
Quando nascem nossos filhos, o que não falta na vida da gente é palpite e gente querendo dar opinião sobre TUDO! Quando é recém nascido e chora, umas dizem que é cólica, outras dizem que é fome, mandam vc parar de dar o peito porque não tem leite, que é o que vc tá comendo que tá fazendo mal pro bebê.....E fora os que dizem que estão com frio, estão com calor, todas essas coisas.
Claro que a opinião dos mais velhos e mais experientes é sempre bem vinda. Mas gente, cada criança é diferente da outra!!!!!! Nenhuma é igual mesmo!! E muitas vezes o que serve para o meu filho, não serve pro do vizinho, e vice versa. Por isso, hoje não critico mais nenhuma Mãe. Tenho certeza de que ela está fazendo o melhor pro filho dela.

Terceira coisa: como disse a Liliane num post anterior, não pense que seu filho não vai dar escândalo e não pense que aquela criança que tá dando escândalo no shopping´não recebe educação dos pais. Muitas vezes recebem sim e MUITA, mas criança é um ser independente, que muitas vezes têm reações que não esperávamos e existem mil fases da criança que elas ficam mesmo "mais rebeldes"

A maternidade nos ensina muitas coisas mesmo, passamos por uma série de mudanças, aprendemos muitas coisas, e outro dia volto com mais algumas coisas que mudaram em mim depois que eu fui mãe.

Bia

Nenhum comentário: